Marketing
Resumo- Como tantas outras ferramentas utilizadas na administração e gestão empresarial, o Marketing tem tido forte conotação pelo fato de as empresas o utilizarem constantemente na divulgação de seus produtos e marcas na mídia. Mais especificamente no setor de varejo, tem-se aplicado esta filosofia empresarial a todo vapor, trabalhando sua comunicação, experimentando novas maneiras de divulgar, de atrair clientes, de vender.
Neste seguimento o Marketing tem mostrado sua importância e o respeito total pelo cliente. Não a bajulação, o sorriso forçado frente a os clientes. Mas sim uma preocupação constante em identificar as necessidades reais do cliente, direcionando as atividades da empresa, buscando explorar as oportunidades de negócio, surgidas a partir dessas necessidades.
Introdução
Nas décadas de 60, 70 e 80 a comunicação nesse período era feita por profissionais com pouca ou nenhuma formação acadêmica, mas muito interessados e amantes da comunicação. Vivíamos um grande boom em que comunicação institucional parecia mais com o varejo, pois era muito mais vendedora do que construtora de marcas, conceito que, com o passar dos anos, se fortaleceu.
Num ambiente informal, formaram-se grandes comunicadores, alguns que ainda estão trabalhando, ou estão ensinando o que aprenderam. Com um histórico de investimento na construção de marcas cada vez mais intensivo, visando fazer da indústria nacional uma grande detentora de grifes, a área de interesse acadêmico, neste momento, seguiu a ordem do capitalismo: onde há capital, há concentração de mão-de-obra especializada. Criaram-se inúmeras teorias de comunicação e inúmeras teorias de marketing voltadas para a construção de marcas, e as vendas ficaram para segundo plano.
O varejo sem opção, virou um "engolidor de pacotes" de produtos do tipo "comprou o filet-mignon tem que comprar o osso também". E o consumidor, com poucas opções num mercado