serviços de tuberculose e hanseniase na paraiba
A infecção urinária pode comprometer somente o trato urinário baixo, o que especifica o dianóstico de cistite,ou chamada infecção urinária baixa, ou afetar simultaneamente o trato superior e inferior;denominando de infecção urinária alta.
Em pacientes internados o risco de infecção é diretamente proporcional à gravidade da doença, condições nutricionais,à natureza de procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos, bem como ao tempo de internação, dentre outros aspectos ( Couto; Pedrosa;Nogueira,2003)
Epidemiologia
A maior suscetibilidade à infecção no sexo feminino é devida às condições anatômicas: uretra mais curta e sua maior proximidade com vagina e com ânus. Outros fatores que aumentam o risco de ITU nas mulheres incluem: episódios prévios de cistite, o ato sexual, o uso de certas geléias espermicidas, a gestação e o número de gestações, o diabetes (apenas no sexo feminino) e a higiene deficiente, mais freqüente em pacientes com piores condições sócio econômicas e obesas.
No adulto do sexo masculino, favorecem a ITU a instrumentação das vias urinárias – incluindo-se o cateterismo vesical- e a hiperplasia prostática; nos idosos e em indivíduos hospitalizados, as taxas de ITU também são elevadas pelos fatores citados e por inúmeros outros, relacionados àquela faixa etária. As taxas de ITU são bem maiores nos homossexuais masculinos, estando relacionadas com a prática mais freqüente de sexo anal não protegido, e também nos indivíduos com prepúcio intacto. Nos indivíduos com o vírus HIV, a infecção, por si só, é um