Doenças infecto contagiosas
Introdução
– São causadas por agentes de vários tipos, como vírus, bactérias e protozoários. Os vírus causam doenças como a febre amarela, sarampo e hepatite. As bactérias disseminam a cólera, a hanseníase e a tuberculose, entre outras doenças. Os protozoários provocam a doença de Chagas, a leishmaniose e a malária. Nas regiões Norte e Nordeste as doenças infecto-contagiosas são a terceira causa de mortes, indicando a carência de atendimento a necessidades como saneamento e acesso aos serviços de saúde. Medidas de educação sanitária acessíveis à população também são importantes na prevenção dessas doenças..
.
.Contágio
– As doenças infecto-contagiosas também são transmissíveis de um indivíduo para outro, direta ou indiretamente. A transmissão do agente infeccioso da pessoa contaminada para a próxima vítima pode ocorrer por intermédio de mosquitos, caramujos ou pelo sangue ou plasma sanguíneo – em transfusões de sangue –, ou ainda por gotículas de muco e saliva expelidas pela pessoa infectada ao tossir, espirrar e falar.
MALÁRIA
– É causada pelo Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax e Plasmodium malariae, transmitidos pela picada de um mosquito, em geral da espécie Anopheles darlingi.
Sintomas – A pessoa contaminada tem febre, suores, calafrios. Nos casos mais graves pode provocar insuficiência renal, encefalite aguda, choque e coma.
Prevenção – A principal forma de prevenção é o combate ao mosquito transmissor.
Áreas de incidência – Os Estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – concentram cerca de 99% dos casos notificados em 1993. A alta incidência se deve a duas fronteiras de expansão econômica – a extração mineral e a cultura agrícola que submetem os trabalhadores e seus familiares a condições de vida e trabalho muito precárias.
Números da malária –Segundo estimativas do Ministério da Saúde para 1993, o Brasil teve 469.929 casos de malária. O Estado