Estudo de caso - Hansen
1. Introdução
Identificação do campo de estudo
O estágio de Saúde Coletiva aconteceu na UBS Paulo VI (área 19), localizado na Rua Guanabara, 54, Bairro Popular, Santa Rita – PB.
A unidade básica dispõe de equipe multidisciplinar composta por médica, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agente administrativa, auxiliar de serviços gerais, 6 agentes comunitários de saúde e 3 vigilantes. Atualmente a UBS assiste aproximadamente 1000 famílias.
A unidade se localiza em uma residência alugada pela prefeitura municipal de Santa Rita, dispondo de sala de ambulatório médico, sala de dentista, sala de vacina, sala da técnica de enfermagem.
Santa Rita tem uma população de 120.310 habitantes, segundo senso de 2010, apresentando, conforme tabela 1, 45 estabelecimentos de saúde municipais (75%), 15 privados (25%)e nenhum estadual e federal, em detrimento do Estado da Paraíba que possui 67,2% de seus estabelecimentos na rede municipal e 30,4% na rede privada. Esses dados identificam uma maior dependência da população do serviço público de saúde.
Tabela 1. Estabelecimentos de saúde no município de Sata Rita - PB
Em se tratando da doença abordada neste estudo, observamos que, segundo o DataSUS, a taxa de incidência de Hanseníase na Paraíba em 2010 foi de 17,47 casos por 100.000 habitantes, e que neste mesmo ano houveram 658 novos casos detectados.
2. Estudo de Caso
E.R.A.S., 22 anos, sexo masculino, católico não praticante, casado, 1 filho. Atualmente não está trabalhando, recebe auxílio doença. Natural e procedente de Santa Rita – PB. Seu pai faleceu em decorrência de complicações da hanseníase há aproximadamente 10 anos, segundo informações colhidas.
Nesse período surgiu uma mancha em seu dorso que sumiu após um tempo espontaneamente. Após um ano de remissão, a mancha reapareceu maior, com perda da sensibilidade local, além de novas manchas em MMII e pés.
Há aproximadamente 2 anos, o paciente começou a se preocupar