Serviço social
HISTÓRICO
Antônio Gramsci nasceu em 1891, em Ales, na ilha da Sardegna, um dos lugares mais pobres e atrasados da Itália.
Durante sua infância, além de sofrer a exclusão social por ser pobre, também, sentiu na pele o que é ser excluído por deficiência física, pois, aos quatro anos de idade, sofreu uma queda que o deixou corcunda.
Ao longo de sua juventude, Gramsci percebeu que as desigualdades sociais dominam a sociedade em que vive, e que é preciso uma ideologia que modifique este quadro, e dê a classe social marginalizada força para participar das decisões sociais.
TEORIAS
Teoria Ampliada do Estado: Para Gramsci, o Estado é dividido em dois segmentos: Sociedade política (que compreende os aparelhos de coerção sob o controle das burocracias executivas, policial, forças armadas)
E Sociedade civil (que é o conjunto de organizações responsáveis pela elaboração e/ou difusão de ideologias e compreende o sistema escolar, as igrejas, os partidos políticos, os sindicatos, os meios de comunicação, etc.).
Gramsci acreditava que a “mudança” não poderia acontecer do “alto para baixo”.
O socialismo só aconteceria de uma forma gradual e com a mobilização da sociedade civil, já que ela difunde a ideologia.
Esse trabalho deve ser feito “transformando” a ideologia das massas.
É a chamada crise da hegemonia, sendo possível, apenas, nas sociedades mais complexas, com alto grau de participação política organizada. Daí, o grande papel dos intelectuais.
Significado de Hegemonia (dicionário língua portuguesa)
s.f. Supremacia de uma cidade, de um Estado etc, em relação a outros.
Figurado. Supremacia, domínio, preponderância ou proeminência.
Influência absoluta, liderança ou superioridade.
Em Política, o conceito foi formulado por Antonio Gramsci para descrever o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhadores.
A partir