Serviço social
Numa tentativa de reduzir a incidência das principais doenças, devem ser definidas diretrizes sobre a atividade física e uma alimentação saudável. São necessárias campanhas de sensibilização para desincentivaro consumo do tabaco e o abuso de álcool e drogas. Os profissionais de saúde e os funcionários dos serviços, sociais devem receber formação para dar aconselhamento aos idosos sobre atividades saudáveis e há que desenvolver um esforço especial para reduzir o risco de isolamento social. Além disso, os profissionais da saúde devem receber formação sobre os cuidados especializados aos idosos, cuidados esses que requerem abordagens e tratamentos muitos diferentes dos cuidados prestados aos jovens.
Há também que envidar esforços para incluir os idosos nas iniciativas em matéria de prevenção e educação, a fim de reduzir a propagação do VIH/SIDA; isto pode ser feito por meio da criação de sistemas de saúde e de serviços sociais que atribuam maior importância à promoção da saúde e à prevenção da doença.
Há ainda outras questões relacionadas com a saúde que é preciso abordar:
• Prestar assistência eqüitativa e dignificante, á longo prazo, que reflita uma boa relação custo/qualidade. • Eliminar a discriminação em função da idade nos sistemas de saúde e nos serviços sociais. • Reduzir as desigualdades em matéria de acesso aos cuidados de saúde primárias e à assistência médica á longo prazo. • Assegurar o cumprimento de normas rigorosas e fomentar ambientes estimulantes nos lares de idosos. • Garantir que todas as pessoas tenham direito a morrer com dignidade. • Aprovar políticas que permitam que as pessoas morram onde desejam, rodeadas de seres escolhidos por elas. • Disponibilizar tratamentos que reflitam uma boa relação custo/qualidade, como