Serviço social
Todo profissional comprometido com a entrevista de ajuda tem para si uma filosofia que orienta suas ações. Essa filosofia determina o que ele faz ou deixa de fazer. Suas atitudes na entrevista, que podem ser explícitas ou implícitas, expressas ou não, constituem sua filosofia em relação à ajuda e à entrevista. Qualquer pessoa profundamente interessada em seu trabalho desejará descobrir a filosofia segundo a qual trabalha. Tomando consciência de como se comporta, pode decidir se quer agir assim, ou se gostaria de comportar-se diferentemente para expressar uma filosofia diferente da atual.
TIPO DE MUDANÇA DESEJADO
A mudança que desejamos promover é basicamente aquela que o entrevistado será capaz de construir um futuro melhor, esta em que estamos interessados implica na aprendizagem. O entrevistado devera tirar dessa experiência informações úteis novos fatos e atitudes.
COMO ESTIMULAR A MUDANÇA
O entrevistado deve criar confiança na qual ele se sinta integralmente respeitado. Podemos ajudá-lo melhorar através de um comportamento que demonstre que o consideramos responsável por si próprio, por suas ações, pensamentos e sentimentos.
Em nenhum momento dizemos ao entrevistado o que pensar ou como sentir, mas o nosso comportamento revela que valorizamos nossos próprio pensamentos e sentimentos e também os dele. Quando ele poder descobrir sobre seus próprios pensamentos e sentimentos mais capacitado estará para agir sobre eles ou modificá-los.
ACEITAÇÃO DO ENTREVISTADO Mais para o autor basicamente significa tratar o entrevistado como um igual,considerar seus pensamentos e sentimentos com respeito. O entrevistado tem tanto direito quanto o entrevistador a idéias, sentimentos e valores próprios. Quando o entrevistador aceita uma idéia ou sentimento esta dizendo ao entrevistado mais ou menos o seguinte”estou ouvindo você” . Outro aspecto de aceitação é a habilidade alguém de outra cultura, raça, cor ou fé. A aceitação não exige que se