Serviço social
Homofibia e Diversidade Social
* INTRODUÇÃO
Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicas, gays,bissexuais, transgêneros e pessoas intersexuais. As definições referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional.
A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base em uma percepção de orientação não heterossexual. Em um discurso de 1998, a autora, ativista e líder dos direitos civis, Coretta Scott King, declarou: "A homofobia é como o racismo, o antissemitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade.
Em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos. Entre as formas mais discutidas estão a homofobia institucionalizada (por exemplo, patrocinada por religiões ou pelo Estado).
Artigo II
“Toda pessoa tem capacidade de gozar os direitos e a liberdade estabelecida nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja raça, cor, sexo, língua, religião, opinião, política ou de natureza, origem nacional ou social, riqueza e nascimento ou qualquer outra condição.”
(Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948)
DISIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEADE BRASILEIRA
Com base entre todos conhecimentos, onde pode ter uma conclusão e inclusão. Conforme todos indivíduos homofóbicos, não só violência, descriminação ou mesmo convívio.
SOCIEDADE
A criminalização da homofobia tem enfrentado resistência de uma parcela significativa da população. A falta de uma legislação especifica para punir agressores e homicidas homofóbicos, contribui para aumento da violência no