Uniao europeia
Os primeiros passos da União Européia foram os Tratados de Roma (1951) e a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (1957), além da Euratom ( Comunidade Européia da Energia Atômica). A Euratom tinha como seus integrantes França, Itália, Luxemburgo, Alemanha e Países Baixos. Esse acordo foi pouco a pouco englobando mais países até completar seus atuais membros. República da Macedônia, Croácia, Turquia, e Islândia são nações candidatas a entrar na UE.
O fim da Segunda Guerra Mundial fez a comunidade européia temer um sentimento que tinha acarretado conflitos, como por exemplo, a própria Segunda Guerra Mundial. Esse sentimento era a nacionalismo exagerado. Para evitar que tais problemas pudessem voltar se se teve a idéia de unir os europeu numa comunidade mais próxima. Para fazer isso, foi feita a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), então, o passo inicial para a União Européia.
Depois da CECA, o tratado de Roma foi assinado. Ele prolongava o tempo de duração da CECA. Além disso, deu-se início à Comunidade Econômica Européia. Só depois viria a Euratom para permitir a ajuda dos países participantes de se ajudar na produção de energia atômica. No ano de 67 , aconteceu o Tratado de fusão, que serviria para unir os países dos antigos tratados em uma só, que se chamaria Comunidades Européias.
O início se deu realmente no dia primeiro de novembro de 1993 e foi estipulado pelo “tratado de Maastricht”. Em janeiro de 2002, foi adotado o euro como moeda padrão para os países integrantes da União Européia. Em 2007, no dia 13 de dezembro, foi assinado o tratado de