Fichamento de empreendedorismo
Oportunidades na internet
Tudo era maravilhoso e sem limites no mundo das pontocom (empresas baseadas na internet) na segunda metade da década de 1990 até o fatídico 11 de março de 2000 [...] (p.71).
[...] o índice Nasdaq perdeu 78% de seu valor, um recorde na historia. O número de IPOs (Initial Public Offering – Oferta Publica Inicial de Ações) declinou de 457 em 1999 para 76 em 2001. (p.72)
As oportunidades continuam existindo como nunca na rede mundial de computadores, mas devem ser analisadas de forma criteriosa como qualquer outra oportunidade de negocio. (p.72)
Modelos de negócios na Web
Métricas diferentes das utilizadas na chamada “Velha Economia” foram criadas – tais como Page Views, Unique Visitors etc. Mas a maioria percebeu que custos, receitas e lucro ainda continuam sendo as principais métricas de um negócio, on-line ou tradicional. (p.73)
Tendo em vista o baixo custo de se criar um site na internet, o surgimento de inúmeros modelos de negócios se tornou inevitável. Foram selecionados apenas os mais observados na internet. [...] (p.73) 1. Intermediação de Negócios 2. Comercialização de Propaganda 3. Mercado Virtual 4. Empresarial 5. Comunidade
Nos Estados Unidos, muitas empresas patentearam seus modelos de negócios que, apesar de não serem realmente inéditos, mereceram patentes porque foram aplicados num domínio diferente a internet. (p.73)
Intermediação de Negócios
Este modelo objetiva aproximar compradores e vendedores. As aproximações podem ser feitas principalmente entre empresas, conhecidas como business-to-business (B2B), entre empresas e consumidores finais, businnes- to consumer to (B2C), ou entre pessoas, consumer-to- consumer (C2C). (p.73) a) Portais verticais B2B
Nesse modelo, a empresa cria um ambiente que atrai compradores e vendedores de um segmento especifico. (p.74) b) Compra