Serviço social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social surge de modo a garantir melhores condições de vida das classes menos favorecida, vinculado á Igreja para a recuperação de seus interesses, junto com a burguesia e o Estado implantam políticas de assistências buscando diminuir os conflitos de classe.
Assim, o Serviço Social busca recursos indispensáveis para o ser humano, reduzindo conflitos e adaptando o individuo ao meio e o meio ao individuo,proporcionando equilíbrio entre capital e trabalho.
A partir das associações formadas por moças católicas que fazem assistência ao proletariado, surge à primeira Escola de Serviço Social no Brasil, fazendo com que o Estado solicite assistentes sociais para trabalharem em instituições estatais.
2 DESENVOLVIMENTO
A expressão Serviço Social foi usada pela primeira vez em 1904, nos Estados Unidos, para identificar uma Escola de Boston que atuava com assistência social, ou seja, faziam praticas que mereciam gratidão por importantes serviços.
A profissão surge no final do século XIX, em 1898, na cidade de Nova York, Estados Unidos. Devido à elevação da sociedade burguesa e o surgimento de classes sociais, a burguesia necessitava de alguém para cuidar da área social do proletariado, dessa forma exerceriam um controle sobre os proletários.
“Da Idade Média até o século XIX a assistência era encarada como forma de controlar a pobreza e ratificar a sujeição daqueles que não tinham posses ou bens materiais” (MARTINELLI, 2006).
A burguesia inglesa aliada ao Estado e a igreja, criou a Sociedade de Organização da Caridade, a primeira da Europa que tinha por finalidade racionalizar e organizar a assistência.
Quando emergiu para o Brasil, nas décadas de 1930, 1940, o Serviço Social possuía uma característica assistencial e controladora.
Nos primeiros anos,