serviço social
Objetivo do Desafio Profissional.
Refletir sobr os Deveres do Assistente Social diante da Ètica e do Meio-Ambiente,a fim de resolver uma práxis consciente e crítica na Sociedade Contmporânea.
Produção Acadêmica
Produção de um Relatório que aproxime o Capítulo II do Código de Ética do Assistente Social,que trata “Dos Deveres Fundamenteais”da profissão,e a “Carta da Terra”,um projeto de iniciativa ds Nações Unidas,contendo príncipios éticos para a construção de uma sociedade justa,sustentável,pacífica no século XXI.
O assistente social no desempenho das tarefas inerentes a sua profissão deve respeitara dignidade da pessoa humana que,por sua natureza é um ser inteligente e livre. No exercício de sua profissão,o assistente social tem o dever de respeitar as posições filosóficas, políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade, prestando‐lhes os serviços que lhe são devidos,tendem em vista o princípio de autodeterminação. O assistente social deve zelarpela família,rupo natural para o desenvolvimento da pessoa humana e base essencial da sociedade,defendendo a prioridade dos seus direitos e encorajando as medidas que favoreçam a sua estabilidade e integridade. Ao assistente social cumpre contribuir para o bem comum, esforçando‐se para que o maior número de criaturas humanas dele se beneficiem,capacitando indivíduos, grupos e comunidades para sua melhor integração social.O assistente social deve colaborar com os poderes públicos na preservação do bem comum e dos direitos individuais, dentro dos princípios democráticos,lutando inclusive para o estabelecimento de uma ordem social justa. O assistente social estimulará a participação individual,grupal e comunitária no processo de desenvolvimento,propugnando pela correção dos desníveis sociais.O assistente social no cumprimento de seus deveres cívicos colaborará nos programas nacionais e internacionais,