Urinalise
Composição da urina
A urina contém aproximadamente 96% de água e 4% de substancias diversas provenientes da alimentação e do metabolismo normal. Essencialmente ela é uma solução de sais (cloreto de sódio, potássio e uréia)
Sua composição varia: com a dieta do individuo, estado da função renal, atividade física, metabolismo orgânico, função endócrina e com estado nutricional.
Resíduos metabólicos da urina A principal substancia orgânicas encontradas na urina são: uréia, creatinina e acido úrico. O acido úrico é oriundo do metabolismo das purinas.
Existe também as substancias inorgânicas: Magnésio amônia, sulfato e fosfato.
Características físicas da urina Cor: É um caractere de extrema importância e através dela pode-se ter uma idéia do funcionamento normal ou de uma disfunção e ate mesmo presença de uma patologia. A cor da urina e variável podendo ser amarelo citrino, amarelo claro e amarelo ouro em condições normais.
Odor: A urina possui cheiros característicos e normais denominados suis generis (S.G). É muito comum encontrar em urina de pacientes diabéticos um cheiro de frutas.
Aspecto: A urina possui aspecto transparente e claro. Ela torna- se turva quando seus constituintes solu7veis tornam-se insolúveis, devido a mudança de PH, temperatura e saturação.
Volume: Não existe um valor normal para o volume da urina. Geralmente a quantidade de urina é maior durante o dia e a noite é reduzida. O volume excretado varia muito com o tipo de alimentação, ingestão de líquido e temperatura.
Urocultura (Procedimento)
O primeiro passo é orientar o paciente explicando que a coleta deve ser estéril e é imprescindível evitar a contaminação da amostra, pois pode acontecer um resultado falso positivo.
- Higienização da região genital.
- Não ingerir nenhum tipo de antibiótico.
- O coletor deve ser estéril (evitar por a mão no frasco utilizado para coleta da urina)
- O primeiro jato da urina tem que ser desprezado.
- A melhor urina para