serviço social
O Assistente Social, no âmbito da intervenção no consumo e dependência de substâncias ilícitas em Comunidade Terapêutica, é elemento integrante de uma equipa multidisciplinar composta igualmente por psicólogos, médico psiquiatra, médico de clínica geral, monitores, e outros técnicos cuja formação relaciona-se com a área das ciências sociais e humanas.
A função desempenhada pelo Assistente social/terapeuta tem como objectivo geral, tal como os restantes técnicos, melhorar o estado de saúde do utente e promover a abstinência de drogas. Para tal, serve-se de estratégias que potenciem:
a capacidade do utente em utilizar os seus recursos individuais no sentido de promover a sua qualidade de vida. a aquisição de estratégias básicas para prevenção da recaída e redução dos danos em casos de consumo.
A melhoria do funcionamento psicossocial do utente; a autonomia pessoal do utente;
Criação de rotinas de desenvolvimento profissional, em conformidade com as suas possibilidades de recuperação e necessidades;
Capacitação do utente no controlo e gestão da sua impulsividade; o desenvolvimento de competências sociais que permitam ao utente um regresso saudável à comunidade exterior; a capacidade do utente para a construção e recuperação dos seus laços no exterior.
Relativamente às funções de um terapeuta na Comunidade, compete-lhes facultar um acompanhamento terapêutico ao utente, dentro dos objectivos mencionados acima. Este pode ser realizado de modo individual (colóquio individual) ou em grupo (Grupos de auto-ajuda, Seminários Temáticos, Dinâmicas de Grupo).
Cabe-lhe igualmente, enquanto Assistente Social/Terapeuta, promover a participação da família no processo terapêutico do utente, como elemento essencial para que este possa ser levado com sucesso. Por outro lado, é feita a mediação entre a Comunidade/Utente e as diferentes entidades locais como a Segurança Social (sinalização e encaminhamento de