serviço social
Alunas:
Maria Cláudia Cardoso – RA 1413916
Paula Rosiane de lima de Souza – ra 1406284
Polo:
Nova Mutum – MT
2014
Quais os principais fatores na atualidade responsáveis por levarem algumas pessoas á viverem nas ruas?
Pesquisas revelam que o que levam muitas pessoas á viverem nas ruas são causas variadas, como: abandono familiar ou até mesmo a falta da família, situações econômicas, desemprego, desajuste social e problemas psicológicos. O que levam essas pessoas a serem moradoras de ruas são consequências de problemas ou opção. Nas ruas, eles têm liberdade de vida para fazerem o que querem, o que pensam, sem compromissos nem responsabilidades com nada. A filosofia de vida dessas pessoas é bastante complexa, se baseiam-se no hoje, no momento, não tendo sonhos e nem esperanças de mudanças
As consequências são drásticas, pois muitos são usuários de álcool e drogas, muitas das vezes não só eles são usuários, mas também as pessoas da própria família.
Podemos também encontrar nas ruas pessoas que saem de cidades ondem moram para procurar melhoria de vida em cidades grandes, e que não conseguem emprego e moradia.
E com isso vem a desilusão de não conseguir, e por não encontrar outo meio outro caminho, só resta ir para as ruas. A maioria ainda tem contatos com familiares, mas ainda sim preferem continuar na rua, as drogas e o álcool são as vilãs dessa realidade.
Observa-se que o ser humano tem uma capacidade imensa a Adaptação, ou seja, tem capacidade biológica de adaptação à fome, à sede, ao frio, falta de higiene corporal, vivendo sem conforto algum. Quando recebem ajudas de ONGS, Poder Público ou outras entidades, não conseguem preservas o que ganham, pois não tem aonde guardar, basta molhar e estes abandonam.
Moradores de ruas são seres humanos que moram fora do contexto social e a pobreza é um dos fatores que mais contribui para esse desequilíbrio social.
Observa-se que os serviços