Serviço Social
APOIO À ORGANIZAÇÃO LOCAL NOS MUNICÍPIOS AMIGOS DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA.
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é refletir sobre o desenvolvimento e a metodologia utilizada no projeto “Apoio à Organização Local nos Municípios Amigos da Criança”, no período de setembro de 2014 a dezembro de 2014.
O grande desafio foi buscar formas de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, a partir da relação entre a equipe do CRAS e os representantes da comunidade, como agentes formuladores e sujeitos da ação. Além da transmissão de conhecimentos e promoção de debates, durante todas as etapas do projeto, produziu-se uma análise da situação da criança e do adolescente a partir das referências locais e das informações oficiais, com a participação efetiva das pessoas da comunidade na produção do conhecimento sobre essa realidade.
Nesse processo, foram identificados os problemas que interferem na sobrevivência, no desenvolvimento e na proteção da criança e do adolescente e seus determinantes, bem como a priorização para ações transformadoras da realidade, com a responsabilização coletiva pelas ações, considerando os recursos e capacidades locais, perpassando o poder público e a sociedade civil.
Vale ressaltar que as linhas mestras do trabalho foram á mobilização da comunidade e a identificação das potencialidades locais para o desenvolvimento de políticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da criança e do adolescente, numa visão de desenvolvimento local auto-sustentável.
O embasamento teórico-metodológico constituiu-se em grande diferencial no desenvolvimento desse projeto, com discussões iniciais, preliminares à implementação do projeto, sistemáticas, acompanhando todo o desenrolar das ações. Embora a idéia de acompanhamento processual de projetos não seja recente, a sua utilização em projetos de extensão ainda é recente.
Nesta experiência, a cada ação desenvolvida realizava-se a análise