Serviço Social
ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
As diferenças sociais Durante o século XX muitos foram os movimentos sociais que buscavam uma sociedade igualitária. Na realidade muitos vinham lutando por isso desde o século XIX. O termo “igualitária” foi entendido por muitos de forma equivocada, como se fosse possível construir uma sociedade de iguais. Ou seja, as diferenças individuais que foram se desenvolvendo de acordo com as habilidades de cada um deveriam ser desconsideradas e todos teriam que receber de acordo com uma realidade idealizada.
A estratificação social A expressão estratificação social se refere à divisão da sociedade em camadas (ou estratos), no qual os ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.
Barreiras sociais Uma barreira social pode ser considerada como todo elemento cultural perfeitamente identificado, destinado a tornar difícil ou impossível o acesso a um grupo ou camada social.
A desigualdade social Descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. Todas as sociedades são caracterizadas por algum grau de desigualdade social. Podemos afirmar, baseados em estudos da história humana, que a igualdade é uma impossibilidade social. Toda sociedade compõe-se de indivíduos onde há diferenças finitas de idade, sexo, força, resistência, beleza, acuidade visual ou auditiva, e assim por diante.
Desigualdade social e planejamento Neste fim de século vivemos um intenso processo de globalização em vários níveis-econômicos, cultural, social etc. Que traz consigo inúmeros, problemas novos (como o enfraquecimento dos estados nacionais) e o agravamento de outros antigos (como o desemprego e o aumento da desigualdade social).
O processo de globalização foi desencadeado e se desenvolve com velocidade nunca antes vista em função dos avanços da