serviço social
Pólos – CEAD
Curso: ServiçoSocial
Família e Sociedade
Desde o nascimento a família é a base e a estrutura de um indivíduo, é deste meio onde se aprende sobre sua espécie e sua origem.
A família, independente do local que se ocupa, é de exprema importância, pois através dela é possível entender o sentido da vida, a relação com o outros indivíduo e o mundo a sua volta.
Mas ao tentar falar sobre a família ou entender sobre os laços que os une, teremos um esforço muito grande, pois a família tem sofrido muitas transformações ao longo dos tempos.
Uma nova geração trouxe o aumento da expectativa de vida, fazendo com que gerações passadas troquem experiências com gerações futuras, causando assim tensões!
O vínculo famíliar de um modo geral mostra-se como um meio possível para resolver e enfrentar questões sociais e econômicas, cabendo então aos avós que são de outras gerações a atribuição de participar do sistema de apoio na rede famíliar.
Hoje as novas gerações apresentam mudanças no cotidiano das famílias. Ex: o avanço da tecnologia e o progresso da mulher no mercado de trabalho.
O fato de as mulheres sairem para trabalhar, em alguns casos, acaba sendo ela o principal provedor. O que acaba alterando a distribuição de poderes dentro da família, passando a refletir nas divisões de responsábilidades como nas tarefas doméstica entre homens e mulheres.
Dentre essas mudanças ocorridas na família e na sociedade, seja por causas relacionadas a ordem econômica, na organização do trabalho, hábitos e costumes foram mudados. Fazendo com que houvesse uma diminuição no grupo famíliar.
Diversos arranjos famíliares, além do empobrecimento acelerado, causaram a migração dessas famílias , ou de um dos seus membros, em busca de melhores condições de vida, causando fragilidade no vínculo famíliar e comunitário.
Diante de tantas tranformações e desigualdade social, o espaço público teve que refazer os direitos sociais garantido