serviço social
Os objetivos do assistente social de grupo incluem medidas para o crescimento pessoal, de acordo com a capacidade e a necessidade individual, para o ajustamento do individuo a outras pessoas, a grupos e à sociedade, e a motivação do individuo no sentido de melhorar a sociedade; o reconhecimento, pelo indivíduo, de seus próprios direitos, habilidades e da suas diferenças dos outros.
Pela sua participação, o assistente social de grupo visa influir no processo de grupo, de modo de que as decisões surjam em conseqüência do conhecimento, da comunhão e da integração das idéias, experiências e conhecimentos e não em conseqüência de alguma forma de domínio, de dentro ou de fora do grupo. (KONOPKA, 1977. O relacionamento entre os membros do grupo – processo de grupo.
Ajudam-se os indivíduos de um mesmo grupo a se ajudarem mutuamente, fazendo com que não dependam exclusivamente do Assistente Social. No ServiçoSocial de grupo o indivíduo fica cercado de outras pessoas, que estão nas mesmas, ou parecidas, condições, assim não se sentem apenas um cliente, mas sim um membro do grupo fazendo com que uns se identifiquem com os outros e todos os acontecimentos serão partilhados como Assistente Social de grupo. A aproximação com os outros indivíduos do grupo faz com que não se sintam os únicos do mundo, o que é muito benéfico para o tratamento, porém os seres humanos, além da capacidade de se ajudarem, possuem uma forte capacidade de se ferirem com atos e palavras desgostosas aos outros indivíduos.
Trabalho sobre gisela konopka e o ss - Artigos Acadêmicos - Nataliak