Serviço Social
Em primeiro lugar descrevo a importância da definição de Proteção Social e Assistência Social para melhor entendimento das ações desenvolvidas pelo então candidato a prefeitura de Caxias Washington Reis.
Proteção Social promove o acesso às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e está hierarquizada em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Possui o objetivo de prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Aqui, quem vive em situação de fragilidade por decorrência da pobreza, ou quando não possui renda, ou até mesmo quando não existem atendimentos de serviços públicos. Ela prevê desenvolvimento de serviços e projetos que possam acolher essas famílias e esses indivíduos percebendo a limitação que cada um apresenta e sendo incluído em cada programa de acordo com suas necessidades. Por exemplo: Pessoas com deficiência deverão ser organizadas em rede e serão incluídas e/ou inseridas nas ações ofertadas, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Atuam por intermédio principalmente dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e rede de serviços socioeducativo.
Assistência Social é uma política não contributiva que na verdade é um dever do Estado e direito todo cidadão que necessitar. A LOAS (Lei orgânica de Assistência Social) foi criada para determinar que este sistema não seja centralizado e conte com a participação da sociedade civil e poder público, determinando através de uma conferência Nacional de Assistência Social a implantação do SUAS (Sistema único de Assistência Social), onde articula – se meios para execução de programas e serviços e benefícios socioassistenciais. Promove o bem estar e proteção social as famílias, crianças, deficientes, jovens e todos aqueles que necessitarem por um modelo de universalização de