COBRANÇAS CONFORME URC 522 DA CCI -PARIS

2293 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR

TURMA 1 - 7° SEMESTRE – NOITE

COBRANÇAS CONFORME URC 522 DA CCI -PARIS

SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014

SUMÁRIO

1. COBRANÇAS CONFORME URC 522 DA CCI –PARIS

1.2 Cobrança Documentária

A Cobrança Documentária é regida pelas UniformRules for Collections (Regras Uniformes para Cobranças) da Câmara de Comércio Internacional – CCI (em inglês). Esse conjunto de regras é também conhecido como URC 522 ou Brochura 522.
Deverão ser aplicadas em todas as cobranças as Regras revisada de 1995, Publicação nº 522 da CCI, conforme definido no artigo 2, sempre que as referidas regras tenham sido incorporada ao texto da “instrução para cobrança” mencionada no Artigo 4, onde é vinculativas a todas as partes do mesmo, salvo se acordado de outra maneira ou contrario a lei ou regulamentação federal, estadual ou municipal que possa ser descumprida.
Esta modalidade de cobrança, é um meio de obter o pagamento do importador. Quando se opta por essa forma de recebimento, o exportador esta sujeito a altíssimo risco financeiro comercial, pois os bancos, tanto remetente quanto cobrador são meros intervenientes, ou cobradores internacionais e não assumem nenhuma responsabilidade no resultado da Cobrança Documentaria, uma vez que a negociação não os envolveu.
Cabe ao exportador toda a responsabilidade de vender seus produtos, considerando a ausência de apoio financeiro interveniente, uma vez que a cobrança e feita após o embarque.
O exportador envia a mercadoria ao país de destino e entrega os documentos de embarque e a letra de câmbio (conhecida igualmente por "cambial" ou "saque") ao banco negociador do câmbio no Brasil, que por sua vez os encaminha, por meio de carta-cobrança, ao seu banco correspondente no exterior. Após o pagamento ou aceite do saque, o banco cobrador entrega os documentos ao importador. De posse dos

Relacionados