Serviço Social
1 INTRODUÇÃO
Revendo a trajetória histórica do Serviço Social na sociedade brasileira, tem como objetivo analisar o debate sobre a influência da tradição marxista no Serviço Social. A aproximação do marxismo no Serviço Social está presente no debate sobre a formação profissional e aponta a necessidade da constituição de um pensamento crítico na área, responsável por grande parte dos avanços registrados nas produções acadêmicas, da graduação e pós-graduação dessa profissão, tendo como referencial teórico de análise a teoria social crítica de Marx. Também, verifica-se na atualidade recente do Serviço Social, um crescimentonas investigações teórico-práticas e formas de intervenção na sociedade, baseada em uma perspectiva de totalidade na apreensão da dinâmica da vida social,fundamentada no pensamento crítico que possibilita a ultrapassagem da visão conservadora tradicional.
2 DESENVOLVIMENTO
As políticas sociais brasileiras numa perspectiva histórica, nota-se suas transformações no cenário de desenvolvimento econômico e político do país, bem como as suas possíveis implicações no processo de acumulação e de hegemonia. Identifica-se neste cenário uma tendência à sobreposição do caráter focalista ou residual sobre o caráter universalizante das políticas sociais, tendência esta que mantém relação direta com o padrão de desenvolvimento econômico do país.
Observa-se no Brasil um quadro de pobreza global no contexto de uma secular convivência com o drama da desigualdade, não impedindo os períodos de crescimento econômico continuado que ocorreram no país a partir de 1930. Nesta década, a hegemonia do modelo agrário exportador inicia um processo de metamorfose que, ao gerenciar em seu próprio núcleo elementos do modelo urbano-industrial, sem perder o controle do padrão de dominação econômica e política, vai