TRABALHO
A saúde da maioria da população de Alta Floresta é beneficiada pelo SUS, o Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Alta Floresta no setor primário possui 14 PSF, no setor secundário 1 ambulatório e no setor terciário 5 hospitais sendo que apenas 1 atende pelo SUS.
A expectativa de vida dos Alta Florestenses tem-se aumentado no decorrer dos anos, no ano de 2000 a expectativa de vida era de 73,76 anos já em 2011 era de 74,08 anos tendo um crescimento anual de 3 meses e 29 dias.
2 DESENVOLVIMENTO
Neste trabalho será realizada uma análise da saúde de Alta Floresta- M.T.
Alta Floresta possui 49.164 habitantes, tendo como extensão 8.976.177 km², 283 m de altitude, bioma Amazônia, localizado no extremo norte do estado de Mato Grosso, a 830 km de Cuiabá capital do estado. Seu IDH é de 0,714 tendo como renda per capita(em R$) 660,84 no ano de 2010. A saúde da maioria da população de Alta Floresta é beneficiada pelo SUS ,o Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
Alta Floresta conta com os três setores da saúde. Na rede primária conta com 14 PSF (Programa Saúde da Família) sendo 13 na zona urbana e 1 na zona rural. Disponibilizando para áreas de abrangência 32 consultas médicas/dia, não tendo vagas pré dispostas, cada unidade tem- se seu cronograma. O objetivo da Saúde da Família é atuar na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, alterando,