serviço social
Curso: Serviço Social 2° semestre
Disciplina: Fundamentos de Antropologia e Sociologia
Professor: Eniel do Espírito Santo
A Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no seu interior. O Nascimento da Sociologia se dá num contexto de inúmeras transformações. As principais delas são: A revolução Industrial e a revolução Francesa. Segundo Giddens, trouxeram mudanças radicais e abalaram o modo de vida humana que se perpetuou por milhares de anos.
A Revolução Francesa trouxe consigo novas ideias novas formas de organização na política e na vida tradicional, principalmente mudanças de valores, liberdade e igualdade. Foi o início de um movimento que se espalhou pelo globo tornado- se algo inerente à modernidade.
A revolução Industrial trouxe inovação tecnológica que provocou muitas mudanças econômicas e sócias. O aparecimento das indústrias provocou uma corrente migratória em grande escala, os camponeses que antes viviam da terra passaram a buscar trabalho nestas indústrias, o que ocasionou uma expansão dos centros urbanos e uma nova forma de relacionamento social.
Renascimento significa nascer de novo.
O Barroco foi um movimento cultural que realçava as formas opulentas, contrastando com o renascimento. Utilizavam a arte, a pintura, para denunciar o contraste entre a miséria do povo e a ostentação das elites.
Expressão do Barroco: William Shakespeare, outro exemplo foi a Influencia no campo filosófico:
A “República”, de Platão, já tratava de problemas sociais e políticos.
O “Príncipe” de Maquiavel, falava sobre Estado e Cidadania.
O Movimento Iluminista teve grande influência na busca da análise da sociedade. Os principais foram: Diderot, Voltaire, Montesquieu e Russeau.
Os iluministas procuraram mostrar que as instituições da época eram injustas e atentavam contra a liberdade do indivíduo.
Os iluministas pensavam assim:
A razão e o conhecimento