bacterias
Bactérias são organismos unicelulares simples que não possuem núcleo. Seu ADN situa-se livremente dentro da célula. Existe milhares de diferentes bactérias.
A maioria das quais é completamente inócua para o homem. Elas tornaram a Terra habitável para nós há bilhões de anos atrás, colocando oxigênio na atmosfera e auxiliando na manutenção do oxigênio na atmosfera da Terra; o suficiente para a continuidade da vida e da nossa existência. Elas são benéficas para todos os organismos; há bactérias vivendo em nosso intestinos que nos ajuda a digerir os alimentos e produzir vitaminas. Há bactérias no solo e, muitas delas se localizam nas raízes ou nódulos de certas plantas, tais como: couve e alfafa que fixam o nitrogênio atmosférico, tornando-o disponível como nutriente para as plantas.
Há também bactérias que podem produzir luminescência ou luz. A ausência de bactérias para degradar ou decompor materiais orgânicos nós poderíamos são vitais para a vida na Terra. Entretanto algumas bactérias são muito prejudiciais para nós incluindo o botulismo, o antraz, a peste bubônica, o tétano, o tifo e muitas outras doenças causada por bactérias e, é aí onde os bacteriófagos pode nos salvar ou ajudar.
O que são cianobactéria?
Cyanobacteria é um filo, pertencente ao domínio Bactéria. Seus representantes são as algas azuis ou cianobacterias, autotróficos, sendo a fotossíntese seu principal meio de aquisição de alimentos. São organismos que não podem ser denominados como bactérias ou como algas, especificamente, já que não são nem uma coisa nem outra. São simplesmente cianobacterias. Esta confusão de nomes e definição é bem comum.
Esses seres reproduzem-se por bipartição, estão presentes no mundo aquático doce e também no marinho, além do solo úmido, ambientes congelados ou folhagens nas matas e florestas. São dotadas de bainha (mucilagem) que as protegem contra dessecação. Como vimos, as cianobacterias são ecléticas quando o assunto é “onde”