serviço social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ELISABET ZARPELLON FRAGA
pROJETO DE pesquisa
Cuiabá
2014/1
ELISABET ZARPELLON FRAGA
pROJETO DE pesquisa: DESCREVER O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL, COM ADOLESCENTES DEPENDENTES QUÍMICOS NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ-MT.
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estátisticas e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e Serviço Social e Oficina de Formação – Tecnologia da Informação
Professores: Amanda Boza; Clarice Kernkamp; Rodrigo Zambon
Cuiabá
2014/1
1. INTRODUÇÃO “A vida é um mutirão de todos, por todos remexida e temperada.” Guimarães Rosa
O presente estudo refere-se a um Projeto de Pesquisa que tem por finalidade conhecer a prática do Assistente Social, acerca da dependência química na adolescência, bem como seus impactos no âmbito familiar, e principalmente o papel da família, no processo de tratamento do adolescente. Para isso, buscamos primeiro conhecer um breve histórico das transformações sofridas pelo adolescente nesta fase de transição, apontando o papel da família enquanto eixo que move as relações sociais desses individuos.
Ao iniciarmos a discusão sobre o uso de drogas na adolescência buscamos apoio nos mais diversos autores que possibilitassem o esclarecimento de questões que fazem parte de nosso cotidiano e que são tão pouco exploradas no âmbito familiar e social.
Tratar sobre a dependência química é discutir um problema que há muito tempo se instalou no contexto das relações humanas. Seja para fins religiosos, comemorativos, casuais ou comerciais, o consumo de drogas ocorre sem distinção de raça ou classe social, encontrando na