Serviço Social
Este trabalho tem como base o livro Inclusão um guia para educadores dos organizadores Stainback, Susan Stainbak e Stainback William. O livro fala sobre o impacto que a inclusão social causou no meio escolar, nas instituições especializadas e entre os pais dos alunos com e sem deficiência.
Ao deslanchar no conteúdo do livro ficou claro que o impacto do tema trouxe o aparecimento de muitas duvidas, como preconceitos, antigos valores, velhas verdades atitudes conservadoras e paradigmas da educação que esconde o verdadeiro sentido dessa inovação.
Fica claro o longo caminho que a sociedade levou para utilizar o termo “Inclusão Social” antes o termo era exclusão social e depois passou a ser integração social e finalmente o termo utilizado hoje é a inclusão social.
Ao longo do trabalho iremos abordar o tema: Parte I – Origens do livro Inclusão Um guia para educadores.
O Contexto Histórico de Inclusão Social e suas relações
A história da Inclusão Social já vem sendo abordada à décadas desde 1960 iniciou-se um movimento de integração social das pessoas com deficiência .
Este processo teve como características vários movimentos como o de normalização e o mainstriaming. O primeiro movimento oferecia aos deficientes condições de vida normal que naquela época para a deficiência não existia, como trabalho e educação.
Já o segundo tinha a idéia de inserir o máximo possível de pessoas com deficiência no ensino regular.
A educação é uma questão de direitos humanos e os indivíduos com deficiência devem fazer parte das escolas, as quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos. A conferência mundial 1994 da UNESCO sobre necessidades educacionais especiais trouxe a mensagem que as escolas devem modificar seu funcionamento.
A inclusão Social é para todos independentemente do seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou origem cultural, com a inclusão nas escolas as pessoas deficientes tem a