Serviço Social
Passo 1
Para realização deste passo, imagine que você é um Assistente Social que viveu na década de 80 e destaque qual o debate proposto pelo Movimento de Reconceituação do Serviço Social, elencando os avanços que este movimento proporcionou ao Serviço Social como profissão.
Na década de 1980 acontecia uma importante transformação, decorrente da redemocratilização da sociedade, onde acontecia um intenso movimento da população, multidões ganhavam as ruas quebrando o silêncio em relação a ditadura militar, nesse período aconteciam as diretas já , que tomou conta do brasil chamando o povo as ruas e reivindicando que o processo democrático fosse respeitado
Esse foi um período de grande participação popular, O Serviço Social já existia como Profissão , mais num caráter de caridade, um olhar mais conservador , não havia por parte dos universitários uma discussão mais critica, devido ao contexto politico dos anos anteriores (ditadura).
Nesse momento acontece a Renovação do Serviço Social, que foi muito importante.
Esta nova realidade profissional vai marcar o inicio da erosão das bases do Serviço Social “tradicional”, no qual “o assistente sócia l quer deixar de ser um ‘apostolo’ para investir-se da condição de ‘agente de mudança’”
Existia uma inquietação dos assistente social quanto o seu papel prossisional As ações profissionais passaram a ser questionadas quanto a sua eficácia mediante a realidade social brasileira, assim como os fundamentos teóricos e metodológicos que fundamentavam sua prática. O que resultou na união de um grande grupo heterogêneo de profissionais “interessados em promover efetivamente o desenvolvimento econômico e social”, marcando assim os primeiros passos para a renovação profissional. (NETTO,2005, p.10).
O processo de renovação crítica do Serviço Social é também conhecido como o processo de ruptura do Serviço Social com o tradicionalismo profissional. Este processo não aconteceu de imediato, mas