serviço social
Ter como objetivo de análise do Serviço Social é sempre um desafio. O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem ás necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas colocam as necessidades de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias.
O Serviço Social, no Brasil, tem historicamente sido delimitado em virtude das conjunturas políticas e socioeconômicas do país, sempre tendo-se em vista as perspectivas teóricas e ideológicas orientadoras da intervenção profissional. O trabalho social tende a lança o seu foco de intervenção sobre das pessoas dentro do seu contexto ambiental, equacionando intervenções sistemáticas e ecológicas. Torno: família, local de trabalho, grupos de referencias, entre outros.
As atividades desenvolvidas por estes profissionais passam pelo determinar das necessidades e problemas sociais, emocionais e econômicos das pessoas, providenciando serviços de acordo com especificidade dessas necessidades; desenvolver recursos, programas e políticos sociais, de forma a satisfazer as necessidades da comunicação, promover programas sociais e serviços de saúde através da pesquisa e do encorajamento das comunidades e organizações para se tornarem responsáveis pela identificação das suas necessidades bem como dos auxílios que podem prestar á sociedade.
As questões social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outros termos, é uma categoria que tem a sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção, o âmbito dos ideais humanitários e democráticos, assentando no respeito pela igualdade e dignidade da pessoa humana. A sua intervenção consiste, sobretudo, no desenvolvimento de capacidades individuais, coletivas e sociais aos níveis cognitivo, relacional e organizativo, encarando o indivíduo sob diferentes epistemas.