Francofonia
Twitter na Educação
Antes de darmos início às aplicabilidades da rede social Twitter em sala de aula, gostaríamos de definir alguns conceitos sobre temas que nos ajudarão a entender melhor os conteúdos abordados ao longo do semestre.
1. O que é Rede Social?
De acordo com o colunista do Portal da Educação, Eder Wagner Cândido Maia Lorenzo, a rede social é
Uma forma de representação, seja pessoal ou profissional, dos relacionamentos dos seres humanos, no formato de uma comunidade. Por meio dela, pode-se trabalhar o compartilhamento de dados, ideias, opiniões e interesses em comum. Além disso, elas têm um papel importante na formação da identidade e caráter dos indivíduos. (LORENZO, 2011 Apud Miranda Junior, Jaime, 2003, p. 08)
Já para a pesquisadora Raquel Recuero, a rede social pode ser definida como: é gente, é interação, é troca social. É um grupo de pessoas compreendido através de uma metáfora de estrutura, a estrutura da rede. Os nós da rede representam cada indivíduo e suas conexões, os laços sociais que compõem os grupos. Esses laços são ampliados, complexificados e modificados a cada nova pessoa que conhecemos e interagimos. (RECUERO, 2009 Apud Miranda Junior, Jaime, 2003, p. 08)
2. O que é Rede Social na Internet?
Segundo o professor e autor do livro “Gerações Digitais”, André Telles, as redes sociais na internet são ambientes cujo foco é reunir pessoas, os chamados membros, que, uma vez inscritos, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando lista de amigos e comunidades. (TELLES, 2011 Apud Miranda Junior, Jaime, 2003, p.10)
3. O que são as Mídias Sociais?
Ainda seguindo os conceitos de Telles, as mídias sociais “são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e compartilhamento de informações” (TELLES, 2011, apud Miranda Junior, Jaime, 2003 p.