SERVIÇO SOCIAL
GERSON COUTINHO E ALMEIDA.
RESUMO
Está se formando um consenso de que a tomada de decisões deve ser impulsionada por um objetivo que é global na abrangência e dinâmico na perspectiva. Um objetivo como esse é o desenvolvimento sustentável: gerenciar os recursos da terra de tal modo que sua qualidade e abundância de longo prazo sejam assegurados para as gerações futuras. O desenvolvimento sustentável está baseado na premissa de que o crescimento econômico e a qualidade ambiental precisam ser reconciliados. Palavras-chave:Ambiental–Desenvolvimento–Naturais–Responsabilidades–Sustentável.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos houve um aumento da preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas. Diante da possibilidade de degradação do planeta, devido, principalmente, as agressões ao meio ambiente, a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental das empresas são assuntos presentes na maioria das pautas de encontros e debates no mundo acadêmico e corporativo, bem como na mídia. Se hoje o foco está na sustentabilidade e na ética, deve-se discutir também, além do papel das empresas, a importância do papel de cada consumidor para evitar uma situação desastrosa no planeta, visto que, se a sociedade decidir por produtos de fornecedores socialmente responsáveis, as demais organizações deverão se adequar à essa política de preservação para não serem, excluídas do mercado.
2. DESENVOLVIMENTO
Durante as ultimas décadas de desenvolvimento da política ambiental, o foco foi claramente conseguir a qualidade ambiental reduzindo a poluição antropogênica a um nível que seja aceitável pela sociedade. Os formuladores de políticas debateram-se com a difícil questão, de qual grau de limpeza significa, limpo e com o desafio de criar instrumentos custo efetivos para atingir o nível de qualidade que tenha sido