SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
NILSON MOREIRA MARTINS
PSICOLOGIA SOCIAL
Araçuaí
2010
nILSON MOREIRA MARTINS
PSICOLOGIA SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, disciplina PSICOLOGIA SOCIAL, para o módulo 2.
Professora: LISNÉIA RAMPAZZO Tutora eletrônica:
Tutora da sala: Eusamone
Araçuaí
2010
A violência psicológica que a sociedade exerce sobre a mulher, vem de muito tempos a atrás, e ate os dias de hoje, a sociedade tem o dom de violentar a mulher em seu intimo, propagando a desigualdade entre homem e mulher, e a obrigando a aceitar calada toda essa situação, esta violência se torna tão casual, que torna a mulher desconhecedora de seus direitos. A principio a agressão psicológica acontece de forma branda, sem que se note, o agressor é um grande manipulador da situação, faz com que o agredido se sinta culpado de tudo, enquanto se coloca no lugar da vitima, e tenta afastar todos aqueles que vier a perceber o seu objetivo. E na maioria das vezes a que é agredida não se defende, não tem coragem de entregar o seu agressor as autoridades responsáveis, se é estuprada pelo seu marido, pelo pai, pelo irmão, e outros e calar, o acontecimento não ocorre simplesmente por medo. Pois a mulher sem estruturação profissional, muito para sustentar, mais a atenuante psicológica de dependência, não apenas no nível financeiro, mas também sentimental, e submetida á moralidade deformada da sociedade, atual, com seus moldes prontos de família não encontra alternativas.
A violência física é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes, são comuns murros e tapas, agressões com diversos objetos e queimadura por objetos ou líquidos quentes. Quando a vitima é criança, além da agressão ativa e física, também é considerada violência os atos de omissão