Serviço social
Mas nem sempre foi assim. Antes de se formar Estado enquanto instituição política, a sociedade vivia uma guerra generalizada e que foi chamada por Weber (1973) de “monopólio legal da violência”. O Estado era inteiramente ligado a igreja e todos os seus atos eram religiosos. No entanto, Maquiavel foi o primeiro a discordar do domínio do clero sobre a sociedade Estado, em sua obra “O Príncipe”, onde Estado deve ser dissolvido desse poder.
O pensamento era liberal, só quando pensadores jus naturalistas concebem a sociedade civil em oposição a sociedade natural, no que surgi a sociedade política, como resultado de um contrato social, que permite o controle a total desordem que viva o homem, e o poder era exercido de forma coercitiva.
Alguns elementos conceituam Estado: As instituições reunidas, o Espaço geográfico, o Sistema burocrático e as ações comportamentais que são regulados pela maquina do Estado.Para alguns Estado se identifica com justiça e para outros é um órgão protetor.Estado é um fenômeno histórico racional,não é um fim,mas um meio e tem uma autonomia relativa ,assume caráter de poder publico e exerce o controle político e ideológico sobre todas as classes.
Conclui-se que não podemos conceituar Estado separado de sociedade, visto que há uma constante relação entre os períodos históricos do passado e presente. Para se conceituar sociedade também é complexo. Sociedade não é apenas a soma de pessoas, mas produto das relações sociais e de ações recíprocas dos homens entre si. E o trabalho é um dos processos de relação entre o homem e a sociedade.
Já Rousseau defende que a sociedade é que deve controlar o Estado com a criação do contrato social para servir ao povo. Já para Hegel sociedade é um momento do estado, para Marx não é o Estado que organiza a sociedade mais é o conjunto das relações econômicas que é a base real,mas segundo