serviço social
Ameaças, violência doméstica, abuso sexual infantil, pedofilia, maus-tratos. São muitas as formas de agressão contra as crianças e adolescentes, que são protegidas por uma lei específica no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para atender esse público em Rio Branco, foi criado o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (NUCRIA), que funciona no prédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Toda forma de violência contra a criança e adolescente pode ser denunciada no NUCRIA e todas as providências legais serão tomadas. Hoje é maior a procura por ajuda porquê a sociedade está percebendo que há um empenho da polícia e dos órgãos relacionados para dar resolutividade aos casos.
O NUCRIA, se basea ou trabalha em cima do ECA – Lei nº 8.069 de 13 Julho de 1990 – Art.98. As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameçados ou violados:
I. Por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;
II. Por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis;
III. Em razão de sua conduta.
Hoje á um projeto futuro que ainda esta em debate entre os Conselhos Municipal, Estadudal e Nacional da Criança e do Adolescente, onde estão vendo uma possibilidade do NUCRIA deixar de ser um núcleo e virar uma Delegacia especializada.
CONCLUSÃO
Concluimos que o NUCRIA é responsável por adquirir os direitos que são dirigidos as Crianças e aos