serviço social
CARACTERIZAÇÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL Contraposição aos mitos filosóficos sobre a natureza humana.“O homem não pode ser concebido como ser natural, porque ele é um produto histórico, nem pode ser estudado como ser isolado, porque ele se torna humano em função de ser social, e nem ser concebido como ser abstrato, porque o homem é o conjunto de suas relações sociais” (ORTEGA, 1993, p. 168).
CARACTERIZAÇÃO DO HUMANO PELA PSICOLOGIA SOCIAL
A consciência.Produto das relações sociais.Condições de desenvolvimento.É estudada através de suas mediações.O trabalho (atividade) e o uso de instrumentos.
CARACTERIZAÇÃO DO HUMANO PELA PSICOLOGIA SOCIAL
O trabalho (atividade) e o uso de instrumentos.“É por intermédio da atividade que o home se apropria do mundo, ou seja, é a atividadeque propicia a transição daquilo que está forado homem para dentro dele” (BOCK, 2002, p. 143).
CARACTERIZAÇÃO DO HUMANO PELA PSICOLOGIA SOCIAL
“(...) instrumento graças ao qual o homem modela seus pensamentos, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos,o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana” (HJELMSLEY, 1995, p. 1).
INSTITUIÇÕES E GRUPOS Instituições:“Conjunto das normas, das regras e das atividades agrupadas em torno dos valores e das funções sociais, que são reproduzidas na realidade cotidiana dos indivíduos” (BLEGER,1991, p. 67).
Grupos:O grupo é o sujeito que reproduz, reformula ou cria tais regras, pela singularidade, ora controlado submetido de forma acrítica a essas regras e valores‐, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo
O GRUPO É UM TODO DINÂMICO Os fenômenos grupais passam a atuar sobre as pessoas individualmente e sobre o grupo, o que é denominado processo grupal.
COMPREENDER O FUNCIONAMENTO GRUPAL REQUER:Entender que a