Serviço Social
1- A formação do Assistente Social e de cunho humanista, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças. Também tendo o compromisso com a Liberdade, a Justiça e a Democracia, sendo assim, tendo que desenvolver como postura profissional à capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se habilidade para comunicação, saber proceder encaminhamentos técnicos-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, etc.
2- Emitir parecer social, propor medidas e políticas sociais. Planeja, elabora e executa planos, programas e projetos sociais, etc.
3- Entevistas, triagens socioeconômicas, estudo para caracterização social, econômica, política e cultural dos indivíduos, famílias, comunidades e segmentos populacionais, estudo psicossociais, visitas domiciliares, relatórios sociais, grupos operativos, etc.
4- Deve ser um profissional deve atuar na defesa dos direitos humanos, e posicionar-se no combate contra todas as formas de preconceito, discriminação e autoritarismo, com vistas e garantia dos direitos cívis e sociais, priorizando a ampliação e consolidação da cidadania. A liberdade de expressão e ação é um direito ao qual sempre deve buscar, tanto para as suas atividades quanto para os demais cidadãos, respeitando sempre a pluraridade de ideias.
5- A data se comemora em 15 de maio, e foi sugerido como a data da categoria pelo assistente social Francisco de Paula Ferreira, durante o I Congresso Brasileiro de Serviço Social, realizado em São paulo em 1947. Inicialmente recusada, a data foi sugerida por ser o aniversário da encíclica Rerum Novarum, publicada pelo Pap Leão XIII, em maio de 1891, que abordava as condições dos operários da época.
6- Conselho Federal de Serviço Social (CFESS): É instituído por lei com a finalidade de orientar, disciplinar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão, atribuições de natureza pública.