Serviço Social
Otilia
Elza
Meiro Rosa
Leonardo Firmino
Marcos Gonçalves
Elisabete Siqueira RA:913210034
São Paulo,2014
A pratica do Assistente Social a Partir da Concepção Neotomista de Pessoa Humana.
Sociabilidade: Essencial,atributo da natureza humana,remete a pratica do assistente social para duas instancias e o individuo e a sociedade.
Inteligibilidade: humana: é enfim um atributo que detona a viabilidade de um projeto educativo voltado a construção de uma nova moral.
Liberdade:Isento de restrição
Familia:é um meio através do qual o homem se desenvolve para viver em hamonia com a sociedade.
Trabalho:Aplicação da atividade humana
A formação Tecnica e Moral dos Primeiros Assistente Sociais
O objetivo do estudo era sinalizar a concepção do homem na visão neotomista concientizava o homem que os valores metafísico soberano existia temporal e atemporal.Os assistentes sociais não era submetido aos movimentos históricos sem formação.Sua formação profissional dava lhe o direito do conhecimento dos problemas sociais e a técnica do trabalho a ser realizada.
A doutrina católica baseava na Rerum Novarum(1881) no quadragésimo ano,os primeiros assistente sociais entendiam que o homem era formado de corpo e alma,o preparo técnico não basta ao assistente social,é necessário que ele seja aliado uma sólida formação moral.Mostrando que uma das fontes teóricas a partir das quais se constrói atuação profissional é a é a preocupação com a formação profissional,ainda que no inicio,é a analise de aspectos indispensáveis da pessoa humana na perspectiva neotomista..Ele precisa estar preparado para os aconselhamentos daquele que procura reajustar.
O estagio é considerado integrante para a formação profissional,entre teoria e pratica aplicadas no cotidiano e com isso adquirir habilidades e bom preparo para vivenciar essa realidade.Adptar