Neocolonialismo
1ª – (1760-1860) - Ficou conhecida como a era do carvão e do ferro. Nessa revolução 3 países se industrializaram: a inglaterra (único a se industrializar no século XVIII), a França e a Bélgica.
2ª – (1860-1945) – Conhecida como a era do aço, do petróleo e da eletricidade.
3ª – (1945-dias atuais) – Chamada de era da robótica e da cibernética. O neocolonialismo está ligado a 2ª revolução, onde mais 5 países se industrializaram: A Alemanha, a Itália, a Rússia (países europeus), os E.U.A. (américa) e o Japão (ásia). Quando se industrializaram, todas as 8 potências decidiram disputar o mercado consumidor europeu. Isso causou um grande problema, porque o mercado que existia era muito pequeno para a quantidade de potências, o que causou a escassez do mercado consumidor. Diante dessa situação, eles só tinham duas alternativas:
Declarar guerra aos outros (que será a 1ª guerra mundial)
Procurar mercados consumidores na áfrica e na ásia (escolhida) O objetivo principal do neocolonialismo era buscar um mercado consumidor, mas as potências tinham outros interesses em relação a áfrica e a ásia, como buscar matéria prima/fornecedoes de matéria prima (ja que era essêncial para a industrialização). Outro objetivo objetivo era achar lugares para investir seu capital excedente (em outros setores, para criar outras fontes de renda). A primeira forma encontrada pra ganhar dinheiro foi com o empréstimo. A outra foi investir em serviços públicos. Outro objetivo era o redeslocamento populacional europeu. Com as doenças saindo dos guetos operários (protótipo de favela que fica na periferia) e indo para o centro (onde ficava a elite), a elite fez a revolução sanitária(asfaltou, colocou saneamento...), assim imediram que as doenças se espalhassem. A partir disso a população começou a crescer muito rápido, por conta da qualidade de vida. Mas as pessoas estavam dando