Neocolonialismo
Cidade/ESTADO (SIGLA)
Mês/ANO
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O NEOCOLONIALISMO.
O trabalho apresentado a disciplina de História, ministrada pela professora (Nome da professora-o), para a obtenção da nota do () Bimestre, tendo como intuito explicar e esclarecer o tema da Segunda Revolução Industrial e o Neocolonialismo.
Cidade/ESTADO (SIGLA)
Mês/ANO
INTRODUÇÃO:
DOIS CONCEITOS:
Neste trabalho temos dois conceitos muito importantes nos quais serão debatidos ao longo do mesmo. Eles são: Imperialismo e neocolonialismo.
Definimos imperialismo como à pratica expansionista de algumas nações, motivadas pela anexação de novos territórios. Já o neocolonialismo seria um processo de dominação política e econômica das potências capitalistas sobre determinada nação.
Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suar áreas de influência para outros continentes.
Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Não muito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.
Na verdade o que estes países realmente queriam era o reconhecimento industrial internacional, e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e