Neocolonialismo
HISTÓRIA GERAL
SOCIEDADE CAPITALISTA EM FORMAÇÃO
NEOCOLONIALISMO/IMPERIALISMO
ENSINO
MÉDIO
2ª SÉRIE
ALUNO: ............................................................Nº:......
DATA:.../.../12
DEFINIÇÃO
É a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres. é o processo de exploração economica e dominação politica estabelecido pelas potências capitalistas emergentes ao longo do seculo XIX e início doséculo XX, que culmina com a partilha da África e daÁsia.
O Neocolonialismo foi a principal expressão do imperialismo, forma assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial.
O domínio das potências européias não foi apenas econômico, mas completo, ou seja, militar, político e social, impondo à força um novo modelo de organização do trabalho, que pudesse garantir, principalmente, a extração de minérios, para as industrias da Europa. `A violência militar e a exploração do trabalho, somam-se as imposições sociais, incluindo a disseminação do cristianismo entre os povos nativos, num processo de aculturação e na maioria dos casos, de destribalização.
Esse processo reflete a nova ordem da economia a partir do século XIX, quando a burguesia tornou-se hegemônica em alguns países. Tinha por base uma nova divisão econômica e política do mundo pelas potências capitalistas em ascensão.
soberania. A potência dominadora não exerce diretamente o governo, mas mantém a ocupação militar. A polícia e as forças armadas locais ajudam na segurança, como no modelo colonial.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente. A potência dominadora não ocupa militarmente o país dominado e nem exerce diretamente o governo.
A dominação se faz dando apoio político, dentro do país dominado, às forças sociais que tiram vantagem
dessa