serviço social
O documento de Araxá foi o princípio de discussão teórica, embasado na corrente positivista. Dentro da perspectiva da globalidade, o documento de Araxá se apresenta em dois níveis: micro atuação – essencialmente operacional e a macro atuação – política e planejamento para o desenvolvimento.
O documento de Teresópolis alinhava o serviço social ás demandas da ditadura. Tinha uma linha de pensamento voltada ao projeto autocrático burguês e suas instituições. Cada grupo tem uma função e a função é uma ordem natural, dentro do referencial funcionalista-estruturalista.
O documento de Sumaré foi o auge da crise do modelo positivista na América Latina. Teorias abordadas: cientificismo, fenomenologia e dialética. Foi uma proposta de ajuda psicossocial, onde a ditadura começa a se enfraquecer. Surge neste período a Psicologia Social. O esforço pela validação da profissão teve uma abrangência muito significativa nas discussões.
Dos resultados dos documentos de Sumaré e Alto da Boa Vista, fica claramente evidenciado que o processo de renovação profissional já transitava por outras vias e envolvia outros protagonistas.
A partir das idéias abordadas nos documentos citados acima, ocorreu outra perspectiva no processo de renovação do serviço social que é a reatualização do conservadorismo.
3 AS TEORIAS DO SERVIÇO SOCIAL
3.1 O positivismo
O positivismo é uma corrente filosófica que preconiza o entendimento da sociedade humana baseando-se nas leis naturais, foi fundado por Augusto Comte (1798-1857), na primeira metade do século XIX, o positivismo é pautado pelo conceito do “devir”, ou seja, o conceito de vir- a – ser e baseando-se nisso tende a crer insistentemente no progresso.
.Dentro do