SERVIÇO SOCIAL
O serviço social encontra-se reconceituado quando se propõe a atuar revolucionariamente contra o sistema. O serviço social brasileiro procurou se espelhar no trabalho americano, os primeiros passos para o movimento de Reconceituação foi movido por impactos e praticas desenvolvimentista. As escolas de serviço social passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento da comunidade.
No Brasil o encontro regional da escola de serviço social do nordeste é considerado a primeira manifestação grupal de critica em 1964. Sete encontros foram realizados, dando origem ao próximo que foi em Teresópolis em 1970, que abordou uma determinação de um método profissional que defende ser um método cientifico. O movimento de Reconceituação envolveu um grande numero de profissionais na busca de fundamentos. Essa fase de Reconceituação foi marcada por analises criticas ao serviço social. Ganhou reconhecimento com seus questionamentos e reclamações de novas abordagens.Esse movimento foi movido pelas pressões sociais e pela “Questão social”. O movimento de Reconceituação aconteceu primeiro nos países latinos americanos como: Chile, Argentina, Peru e Uruguai. Foi um movimento de critica ao serviço social tradicional. Na América latina o movimento foi interrompido pela repressão da ditadura militar.
Em 1978 houve um encontro em Sumaré RJ, objetivando a cientificidade do serviço social. Autores identificam cinco enfoques diferentes no movimento de Reconceituação:
1. Cientifico
2. Técnico-metodológico
3. Ideológico-Político
4. Ciência do cotidiano
5. Luta pela profissionalização
Em Araxá o movimento aconteceu em 26 de março de 1967, e reuniu 38 profissionais. Foi abordado o tema: Metodologia do serviço