Serviço Social
CIÊNCIA POLÍTICA Estudar para prova
Definição
Antes de abordarmos alguns conceitos e temas fundamentais na Ciência Política cumpre-nos primeiramente defini-la. Decerto que é uma tarefa um pouco árdua, pois encontramos um conjunto bastante variado de definições dessa ciência. Entretanto, buscando simplificar a questão, mas sem perder de vista a qualidade da explicação, podemos entender a Ciência Política como sendo: o ramo da ciência, especialmente da área das ciências sociais, que tem como objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das idéias políticas, tanto no sentido teórico quanto prático, relativos ao passado, presente e às possibilidade do futuro. Alguns preferem defini-la como a ciência do poder, haja vista a política estar essencialmente relacionada ao poder.
Método
O método de pesquisa dessa ciência está pautado em técnicas de cunho quantitativo e qualitativo. A necessidade de utilização de um ou de outro depende do recorte empírico estabelecido pelo pesquisador. Entretanto, a observação documental e a observação direta têm sido as técnicas utilizadas com maior freqüência. A primeira diz respeito ao estudo e análise de livros, jornais, arquivos, filmes, fotografias, insígnias de partidos etc. A segunda refere-se à freqüência a atividades políticas sejam realizadas por partidos políticos ou por indivíduos independentes, bem como o acompanhamento da participação política de grupos ou de um indivíduo nas estruturas do Estado.
Finalidade
Muitos se perguntam para que serve a Ciência Política, pois esperam uma aplicação prática para o conhecimento produzido por ela. Encontramos duas perspectivas para essa questão. Uma que sustenta que a Ciência Política por ser ciência não deve ser instrumento para a atividade política dos governos, dos grupos ou dos homens, pois estaria desvirtuando sua função de ciência, devendo ser pura e neutra, e buscar apenas compreender e explicar os fatos políticos