Manifestações Patológicas
O aparecimento de patologias nas edificações com o passar do tempo são de grande importância, pois além da presença delas ser um indicio de que algo está errado, são elas que apresentam a falha ao cliente, pois elas são visíveis e acabam ganhando destaque na edificação. Este trabalho tem objetivo de investigar algumas patologias que ocorrem em elementos estruturais, alvenarias, revestimentos e pisos e verificar causas e possíveis soluções para o problema.
1 – Destacamento do revestimento do piso
Quando concretos são preparados com água em excesso, acentua-se a retração. A retração é a redução do volume do concreto mesmo na ausência de tensões mecânicas e das variações de temperatura. A retração de lajes poderá provocar a compressão de pisos cerâmicos. Outras causas para o descolamento da cerâmica é a infiltração de água; descuido da mão de obra na preparação da argamassa colante; contaminação do tardoz da peça por pó.
Foto 1 – Exemplo de descolamento do revestimento cerâmico.
Foto 2 – Peças descoladas e quebradas.
Foto 3 – Exemplo de má preparação da argamassa.
2 – Fissuras em Alvenarias
As alvenarias, como partes constituintes dos sistemas construtivos, estão sujeitas à ocorrência de manifestações patológicas e de seus diversos sintomas, dentre os quais, as fissuras. As fissuras são originadas quando cargas atuantes excedem a capacidade resistente da estrutura solicitada. São causadas por tensões de tração e tem direção ortogonal à direção do esforço de tração atuante. As fissuras em alvenarias podem ser causadas por movimentações da própria parede ou por movimentações de outros elementos construtivos adjacentes, como lajes, vigas ou pilares da estrutura de concreto armado, elementos constituintes das fundações, componentes diversos de coberturas, pisos, forros e esquadrias entre outros.
Foto 4 – Fissura vertical por expansão da alvenaria.
3 – Fissurações devida a retração plástica
A