Serviço social
Serviço Social Priscila de Lima Enéas Franco Lopes
Endividamento das Famílias Brasileiras
João Câmara -RN
2012
Priscila de Lima Enéas Franco Lopes
Endividamento das Famílias Brasileiras
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Formação social, política e econômica do Brasil.Orientador prof:Gleiton Lima.
João Câmara -RN
2012
Sumário
Introdução ................................................................................. 02
Desenvolvimento .........................................................................03
Considerações Finais ...................................................................05
Referencias ....................................................................................06
Introdução
O percentual de famílias com dívidas (59,8%) aumentou em agosto de 2012 pelo terceiro mês consecutivo. A informação é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em julho, esse percentual estava em 57,6%.
Apesar desse crescimento seguido, o número de famílias endividadas ficou em patamar inferior ao observado em agosto de 2011 (62,5%). A pesquisa é feita todo mês, desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas capitais dos estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.
Segundo a CNC, são vários os tipos de dívidas, como cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros.
“As políticas de estímulos ao crédito e à aquisição de bens duráveis continuam exercendo impacto moderado sobre o número de famílias endividadas”, diz relatório da CNC.
Para a faixa com renda inferior a dez salários mínimos, o percentual de famílias com dívidas alcançou 61,1% em agosto de 2012, ante 64,2% de igual mês do ano passado e 58,6% em julho deste ano.
Para as