Serviço Social
FACULDADE REDENTOR DE CAMPOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Aluno(a): Mirielen C. R. da Silva
Período:
3º
Turma:
Serviço Social
Prof.: Rosângela Benevides
Data:
Disciplina: Questão Social
Referência Bibliográfica: SANTOS, Josiane Soares. “Elementos para entender a concepção e a gênese da “questão social”. In:_____________. “Questão Social” Particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 2012, p. 25-46.
Assunto- Página
Interpretação
Comentário
Gênese da “questão social”
25, 26,27e 28
Segundo a autora um conjunto de fenômenos históricos deu origem à “questão social”, o processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital, inovações tecnológicas, a busca por parte dos capitalistas da mais-valia, exército industrial de reserva (trabalhadores excedentes), produção de riqueza na mesma proporção de produção de miséria, desenvolvimento das forças produtivas e repressivas, o desenvolvimento do modo de produção capitalista e o pauperismo.
Compreendi que as condições de vida e de trabalho a que eram submetidos os operários no modo de produção capitalista exigiu sua movimentação e organização, o que originou sua formação como classe, expondo assim, a “questão social”.
A “pré-história” da “questão social”
Pag. 31, 32, 33 e 34
A acumulação primitiva do capital foi à responsável por criar o “trabalhador livre”, pois expropriou os camponeses de suas terras o afastando dos meios de produção e o submetendo ao salário. Segundo a autora esse processo consiste na pré-história do capitalismo e consequentemente da “questão social”.
Entendi nessa passagem do texto que ao trabalhador sempre foi negado direitos, tanto no âmbito civil, político, econômico e social, uma vez que o mesmo foi retirado de sua terra, e com isso se via obrigado a trabalhar em troca de salário ou ficava sujeito a mendicância, vadiagem e a ladroagem, únicas formas de resistência da época.
Modo de