serviço social
Na década de 60 a profissão encontra-se em processo de expansão, e desenvolvimento, abrangendo desde o agente até o corpo teórico. Baseado nisso o serviço social teve seus primeiros congressos brasileiros, o que contribuiu para o florescimento da profissão, tal fenômeno é justificado pelo contexto político histórico em que o país se encontrava: desenvolvimentismo.
O Brasil na década de 1940, até metade da década seguinte, foi marcado pela melhoria nas taxas de crescimento, o que só foi possível através de melhores relações internacionais, viabilizando dessa forma a industrialização no país. Em contrapartida esse desenvolvimentismo trouxe alguns pontos negativos, como por exemplo o endividamento externo. Em 1955 com a eleição de Juscelino Kubitschek a ideologia desenvolvimentista, torna-se dominante, servindo de suporte a uma estratégia que associa a política de massa getulista com a internacionalização da economia brasileira.
O desenvolvimentismo define-se pela busca e crescimento econômico acelerado, continuado e auto- sustentado, tendo como principal objetivo alcançar à prosperidade, a grandeza material da nação, a soberania dela decorrente, a paz e a ordem social. E tudo isso será alcançado a partir da riqueza adormecida já existente no país.
Nesse primeiro momento o desenvolvimentismo terá como principal objetivo mudar o cenário econômico em que o Brasil se encontrava- economia pautada na agro exportação- passando por um processo de industrialização de base, com isso o país garantiria sua liberdade econômica, e daria continuidade a expansão.
Segundo a autora, a ajuda do capital estrangeiro pode ser visto como positivo, visto que, pois era visto como um atrativo para demais participações de capitais estrangeiro, o que de certa forma compromete o conceito de soberania, pois efetivando-se a soberania a partir da riqueza econômica do país, trata-se de conquistar aquela soberania.(p.