serviço social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
GERLÂNDIA SOARES DE SOUSA
EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
PICOS-PIAUÍ
2013
GERLÂNDIA SOARES DE SOUSA
EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
Dissertação apresentada no curso de graduação a Universidade Norte do Paraná- Unopar, Curso de Serviço Social para aprovação em disciplina.
Orientação: Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezz.
Picos-Piauí
2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------4
2.DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------------------------5
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------------------------------------------7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
A Questão Social surgiu na Europa Ocidental do século XIX, designando o fenómeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária. O processo de urbanização, somado ao da industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo, consciencializou essa classe da sua condição de exploração e levou à contestação da mesma. Por isso, a Questão Social atingiu contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que para enfrentá-la recorreu à implementação de políticas sociais. Tendo sua origem na Revolução Industrial, quando o trabalho do artesão foi substituído pela máquina, pela produção capitalista, surgimento do operariado e da burguesia industrial. Ela está, portanto, fundada e vinculada aos conflitos entre o capital e o trabalho.
No Brasil, país de tardio desenvolvimento capitalista e com modelo concentrador de renda e socialmente excludente, nunca existiu uma política social efetiva. Em 1936