Serviço social
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
DAYANA SUELY FERREIRA FONTES
DEPRESSÃO E NEOLIBERALISMO:
CONSTITUIÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ATUALIDADE
Olho D’agua das Flores
2009
DAyana suely ferreira fontes
depressão e neoliberalismo
CONSTITUIÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ATUALIDADE
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Piscologia geral.
Orientador: Maria da Graça.
Olho D’agua das Flores
2009
Atividades realizadas no Caps
No município de Santana do Ipanema, são realizados programas como centro de atenção, etsicosocial, caps Irmã Leoncia onde foram atendidas aproximadamente 3.500 pessoas no ano de 2008.
Depressão e Neoliberalismo:
Constituição da Saúde Mental na Atualidade
A Depressão é uma doença psíquica que consistem diversos sintomas como: desânimo, pessimismo, diminuição da auto-estima, falta de interesse pelo mundo externo, diminuição da atividade sexual, ironia, falta de apetite, expressão de sentimentos autopunitivos, problemas pessoais, dificuldades em contatos sociais e idéias suicidas, vida ausente do sentido, sentimento de vazio, perda de identidade, dificuldades de nomear as experiências, solidão, o fracasso, a perda, a incapacidade de lidar com as diversidades, falta de atenção, concentração e a memória também podem ser afetadas. A neurose obsessivo-compulsivo ou histeria pode manifestar sintomas depressivos e a tristeza para uns estudiosos é personalidade “normal” na atualidade. O alto índice de depressão que existe na contemporaneidade é como já uma epidemia de depressão, devem-se, muitas vezes, ao diagnóstico padrão da psiquiatria, os sintomas são agrupados ao Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais, sob