Serviço Social
OBSERVAÇÃO SOCIAL: Uma Observação Sensível. (p.23 à 29)
VISITAS SOCIAIS: Domiciliar, institucional, hospitalar, para conhecer serviços e outras. (p.59 à 75
Fichamento do Livro: CARDOSO, Maria de Fátima Matos. Reflexões sobre Instrumentalidade em Serviço Social: Observação Sensível, Entrevista, Visitas e Teorias de Base no processo de Intervenção Social. São Paulo: LCTE Editora, 2008. Pag. 23 à 75.
OBSERVAÇÃO SOCIAL: Uma Observação Sensível. (p.23 à 29)
VISITAS SOCIAIS: Domiciliar, institucional, hospitalar, para conhecer serviços e outras. (p.59 à 75)
Trabalho apresentado a Faculdade de Serviço Social como requisito parcial de avaliação da Disciplina: Laboratório de Instrumentos e Tecnicas do Serviço Social lll. Ministrada pela Docente: Victória Paracampo.
Belém – PA
2013
OBSERVAÇÃO SOCIAL: Uma Observação Sensível.
‘’ Em sala de aula, realizo uma dinâmica com os alunos, com a finalidade de prepará-los para compreender a importância da Observação Sensível [...]. Por alguns instantes recorra a seus sentidos. Procure lembranças de uma pessoa querida, poder o namorado, o filho, o pai, a mãe, etc. [...] tente reviver metalmente a cena. [...]. Tente destacar, durante a lembraça, o toque, a mão [...]. É possivel lembrar desse cheiro? [...]. Responda a respeito destas lembranças: pareceu-lhe real? O toque era real? O Cheiro era real? A sensação foi agradavel?’’ (p. 23)
“ [...] denomino de Observação Sensível, o que se sentiu nestes instantes vividos, são histórias de sua vida, ainda que lembranças.